Nos dias 26 e 27/10 o Instituto GIlsonVolpato de Educação Científica promove o 1º Encontro Científico do IGVEC, com o tema "Enfrentando os desafios da publicação científica". Conheça a programação completa do evento em https://conteudo.igvec.com/1encontrocientifico

As inscrições com preço promocional vão até dia 10/09.

Palestra Magna

A palestra que abre o evento será ministrada pelo Prof. Dr. Leonardo José Gil Barcellos, editor associado da Scientific Reports (uma revista do grupo Nature), e aborda as Políticas Editoriais Modernas e Futuras. 

Confira abaixo o comentário do palestrante sobre o tema:

"Na ciência vivemos em constante mudança e evolução. O cenário da publicação científica de alto nível muda constantemente e novos desafios são encarados pelos cientistas. Nesse contexto, as políticas editoriais também evoluem e mudam ao longo do tempo. As políticas editoriais das revistas constituem-se num conjunto de regras e princípios que regem a linha editorial da revista, dão subsídios aos autores e revisores e, principalmente, às decisões do editor chefe e seus associados. As políticas editorias contêm questões ditas “operacionais” que mudam e evoluem aceleradamente como as formas de submissão, os componentes do manuscrito e o extremo cuidado na prevenção de más condutas científicas.

Mas, apesar da rápida e constante mudança “operacional”, o que mais desafia os cientistas na atualidade e no futuro, é a mudança dos critérios editoriais. As revistas já consolidadas e as que pretendem se consolidar, migram à passos largos para critérios editoriais que privilegiam a correção metodológica e o primor na redação científica. Critérios como relevância percebida estão sendo abandonados pela maioria das revistas que, ao saberem que a relevância é proporcional aos paradigmas da época, deixam que a comunidade científica decida sobre a relevância ou não de uma publicação, hoje, ano que vem ou daqui a algumas décadas.

Na palestra, ainda, abordaremos as características que um cientista deve ter para conseguir se adaptar ao cenário em constante mudança."

Programação

Para contemplar uma diversidade de pesquisadores de diferentes áreas e momentos da vida acadêmica, o evento conta com palestras e mesas-redondas sobre formação de cientistas, negação e aceitação de artigos, comunicação para eventos científicos, plágio, tradução de manuscritos, revisão sistemática e metanálise, entre outros.

O encontro também contribui para outros dois objetivos: comemorar o aniversário de 2 anos do IGVEC e promover a interação entre os associados do Clube Ciência e do Writing Center, plataformas on-line de desenvolvimento da mentalidade científica e de ensino sobre redação científica do Instituto.

As inscrições são feitas pelo site https://conteudo.igvec.com/1encontrocientifico