Professores, pesquisadores e pós-graduandos estão familiarizados com a necessidade de publicar textos científicos. É por meio desses textos que podemos contribuir para a construção do conhecimento científico.

Também sabemos que não adianta publicar: é preciso publicar no lugar certo para que nossos textos sejam lidos e usados por outros cientistas na construção do conhecimento. E esse conhecimento é a base principal para alicerçar ensino e tecnologia.

No entanto, publicar bem ainda é um desafio para muitos cientistas. Parte da dificuldade é que a maioria dos erros de estruturação de textos científicos é resultado da falta de conhecimento sobre Filosofia (Filosofia da Ciência, Lógica, Epistemologia e Ética), Metodologia Científica e Comunicação. E a Redação Científica é um espelho dos acertos e equívocos nessas disciplinas. Por isso um cientista bem formado consegue escrever textos científicos de alto nível.

IGVEC INDEX

Sabendo da importância do planejamento na carreira científica - que envolve definir onde queremos chegar, identificar onde estamos agora para, então, definir nossos próximos passos – criamos uma ferramenta para ajudar a fazer essa avaliação: o IGVEC INDEX, um indicador sobre a qualidade do cientista. Ele se aplica a qualquer área da Ciência, ou qualquer abordagem que use evidências para construir conhecimento.

Desenvolvido a partir de uma experiência de mais de 40 anos na Ciência em nível internacional, o IGVEC INDEX é um referencial para lhe mostrar o quanto você ainda pode melhorar sua formação atual.

Teste Seu Nível De Conhecimento Sobre Ciência & Redação Científica

O IGVEC INDEX é calculado a partir do desempenho no Teste IGVEC de Ciência e Redação Científica. Cada teste é composto de 30 afirmativas que devem ser classificadas como verdadeiras ou falsas; e o teste tem um diferencial que inclui seu grau de certeza nas respostas. Esse teste, que pode ser refeito ao longo da vida do cientsta, indica o grau de conhecimento das bases necessárias de ciência e de redação científica que um cientista precisa ter. Note que a qualidade em redação científica (comunicação de ciência) é o espelho da formação do cientista. O desafio é acertar as questões com o maior grau de certeza... experimente esta inovação!

Depois de completar o teste três vezes, você passa a receber o seu IGVEC INDEX. Vamos lá?

Clique aqui para fazer o teste.