IGVEC INDEX

Teste o seu conhecimento

Quanto você sabe sobre o processo da ciência?

Pesquisadores estão familiarizados com a necessidade de publicar textos científicos. É por meio desses textos que podemos contribuir para a construção do conhecimento científico. Não basta publicar; é preciso conseguir que esses textos sejam lidos e usados por outros cientistas na construção do conhecimento. Tal conhecimento é a principal base que alicerça ensino e tecnologia. Porém, publicar bem ainda é um desafio para muitos. A maior parte dessa dificuldade decorre de erros de estruturação lógica dos argumentos e resulta de pouco conhecimento sobre Filosofia (Filosofia da Ciência, Lógica, Epistemologia e Ética), Metodologia e Comunicação. A Redação Científica é um espelho do seu conhecimento nessas disciplinas.

IGVEC INDEX

O caminhar do cientista exige saber onde deseja chegar. Isso requer definir o que queremos, onde estamos e, só então, definir os próximos passos. O IGVEC INDEX é uma ferramenta que criamos para lhe ajudar nessa avaliação. Ele é um indicador sobre a qualidade do cientista, aplicável a qualquer área ou abordagem da Ciência. Com ele você terá uma melhor noção do quanto ainda pode crescer dentro da ciência.

Como Funciona o IGVEC INDEX?

O IGVEC INDEX indica o grau de conhecimento das bases necessárias de ciência e de redação científica para um cientista (disciplinas apontadas no primeiro item acima). Não avalia o conhecimento em sua especialidade, mas na ciência enquanto sistema de pensamento, uma necessidade de qualquer cientista. E seu desempenho é mostrado indicando sua posição comparativa a seus pares que já se avaliaram por este índice. O IGVEC INDEX é calculado a partir do desempenho no Teste IGVEC de Ciência e Redação Científica. Após fazer 3 testes, seu IGVEC INDEX é liberado e, a partir daí, é recalculado a cada novo teste. Poderá fazer quantos testes desejar ao longo de sua carreira. Cada teste é composto de 30 afirmativas, as quais você deve classificar como Verdadeiras ou Falsas, com o diferencial de que você deve também incluir seu percentual de certeza para cada uma dessas classificações que emitiu. Cada questão passa a ter seu valor numérico como o percentual do valor máximo. Assim, se valer X e sua certeza na resposta for de 70%, então para a nota no teste ela passa a valer 70% de X. Além disso, as questões que você acerta somam positivamente e as que erra subtraem. Caso precise parar durante a execução de um teste, não se preocupe, pode termina-lo depois. Seu desafio é acertar as questões tendo o maior grau de certeza em cada uma delas. Vamos lá?

Para fazer o IGVEC INDEX

Acesse seu ambiente exclusivo IGVEC. É grátis.