10 ITENS INEGOCIÁVEIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

1. A Educação Fundamental (1º ao 9º ano) deve dar a base necessária e suficiente para a formação do ser humano que nossa sociedade necessita.

2. A educação fundamental não é apenas um degrau; ela tem um fim em si mesma, que é a completude da formação para aqueles que a terão como única, sendo a mais frequente na sociedade. Assim, deve possibilitar a abertura de portas para o resto da vida dessas pessoas.

3. Leitura é tão necessária quanto entender e escrever.

4. A linguagem humana é principalmente composta pela escrita de palavras, de expressões matemáticas e lógicas; falha numa dessas já indica analfabetismo funcional.

5. A História é elemento-chave para os alunos entenderem o presente e prepararem o futuro. Podem desconhecer pontos, mas jamais processos.

6. A capacidade de identificar padrões em meio à diversidade é fundamental; da mesma forma é necessário saber distinguir homologias de analogias.

7. Aspectos técnicos da formação podem ser aprimorados ao longo de toda a vida. Porém, valores de Honestidade e Respeito devem estar amadurecidos já ao longo do ciclo fundamental, para que se perpetue na vida desses alunos.

8. Uma sociedade sadia só se constrói por meio de pessoas honestas e que saibam dialogar com opostos, para o que necessitam discernir entre opinião e argumentação.

9. Formar pessoas resilientes fisicamente e emocionalmente é condição necessária.

10. Ao final da educação fundamental, as pessoas devem ter um sonho realizável e testável. Para isso, esse sonho deve ser compatível com suas realidades e coerentes com os valores acima apontados. Do contrário, pessoas com sonhos ilusórios apenas trabalharão para os sonhos dos outros.

IGVEC Daring to know!

Conheça um pouquinho mais do IGVEC através do video introdutório.

Ir para o IGVEC