EQUÍVOCOS QUE O TIRAM DA TRILHA DA CIÊNCIA: uma pequena amostra aleatória

30/04/2022 por Gilson Volpato

Esta lista contém uma pequena fração aleatória de ERROS comuns que circulam como VERDADES em vários setores da academia científica brasileira (não apenas aqui). Compreender ao menos a razão desses equívocos já traria um certo avanço para a formação científica. São eles:

Continuar lendo ...

10 ITENS INEGOCIÁVEIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

24/04/2022 por Gilson Volpato

Por Gilson L. Volpato

 

1. A Educação Fundamental (1º ao 9º ano) deve dar a base necessária e suficiente para a formação do ser humano que nossa sociedade necessita.

2. A educação fundamental não é apenas um degrau; ela tem um fim em si mesma, que é a completude da formação para aqueles que a terão como única, sendo a mais frequente na sociedade. Assim, deve possibilitar a abertura de portas para o resto da vida dessas pessoas.

Continuar lendo ...

A CHAVE DO PENSAMENTO NA CIÊNCIA

30/01/2022 por Gilson Volpato

A ciência precisa tanto de minérios brutos quanto de pedras preciosas lapidadas. Porém, seu maior valor vem dessas pedras preciosas.
Vasculhar e apresentar fatos é interessante. Tê-los é necessário. Mas saber o que fazer com eles é essencial...

[tempo estimado de leitura: 3 min]

Continuar lendo ...

O CAMINHO DE EMERSON PARA A CIÊNCIA

28/01/2022 por Gilson Volpato

Nosso aluno de IC era Emerson. Certa vez, dissemos a ele que deveria começar a pensar nos temas que mais lhe atrai para melhor se nortear em uma possível especialização no futuro. Emerson fez isso.

Já no mestrado, ele conseguiu escolher conosco uma tese num tema que admirava muito. Se sentia motivado pela liberdade de estudar o que gostava e que poderia contribuir com a humanidade por meio de seus estudos, no mínimo solucionando dúvidas das pessoas. Conforme caminhava no mestrado, inquietações sobre publicações, currículos e do “ser cientista” continuavam a incomodá-lo. Participou de grupos de ciência em mídias sociais, mas traziam mais problemas do que soluções (ou tantas soluções que viravam problema).

Percebemos que ele começava a fazer escolhas estranhas, equivocadas segundo os melhores referenciais de ciência. Isso nos preocupou e precisamos conversar mais profundamente sobre esse caminho... 

Continuar lendo ...

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

27/12/2021 por Gilson Volpato

Vamos refletir um pouco sobre o que significa isso?

Que tal se significar o processo de introduzir pessoas no mundo da ciência? Não é uma interpretação descabida, certo?

E o que seria introduzir alguém na ciência? Sabemos que todos sabem que cientista faz pesquisa científica. Sabemos também que sabem que pesquisa científica é uma atividade que visa encontrar elementos materiais e lógicos que permitam respostas interpessoais de especialistas sobre questões para se entender o que é o mundo e como ele funciona.

É evidente que tal busca passará pelos procedimentos metodológicos da pesquisa científica. Esses procedimentos são usados com a função específica de produzir conhecimento com o mínimo de chance de erro. Muito dele vem de uma simples aplicação da Lógica sobre os discursos desenvolvidos.

Há algumas formas de se definir conhecimento científico. Sugerimos partir de um processo metodológico validado pela ampla história da ciência em sua prática de publicações, ao menos do século XVII até aqui, e num cenário de competência internacional. Mais que isso...

Continuar lendo ...

SOBRE CIÊNCIA, PÓS-MODERNISMO E PSEUDOCIÊNCIA

11/11/2021 por Gilson Volpato

Em todas as áreas, onde pode haver Ciência, deve haver Ciência e de qualidade, como respeito à população e necessidade prática do ser humano. Teorias de relativismo filosófico têm sido usadas por pseudocientistas de forma leviana, superficial e extremada para entregarem “nadas” para uma população que necessita das respostas mais adequadas do momento.

Enquanto os objetivos da Filosofia e da Arte estão mais para levantar problemas do que trazer respostas, a Ciência visa dirimir problemas trazendo respostas. Em sua curta história, tem mostrado quantas e quantas dúvidas foram esclarecidas pela Ciência para entendermos o que é o mundo e como ele funciona. Evidentemente, partes materiais e imateriais estão incluídas nesse mundo, assim como o ser humano é parte dele e, obviamente, foco dos estudos científicos.

Continuar lendo ...

O FATOR DE IMPACTO

03/11/2021 por Gilson Volpato

O Fator de Impacto (FI) é um cálculo matemático que informa a relação entre publicações efetivadas por revista científica e as citações recebidas por essas publicações. Como divide citações/publicações, ele mede eficiência (produto/custo). Obviamente, é uma fórmula matemática e, portanto, tudo o que indica está previsto na fórmula. Erramos quando extrapolamos além ou aquém disso... 

Continuar lendo ...

À MESA COM O INIMIGO

28/07/2021 por Gilson Volpato

Vamos partir do pressuposto de que todos querem o bem de algo. Vamos agora imaginar que esse algo pode ser para si próprio, para si e para outros, para si e para desfavorecidos, para desfavorecidos, para todos. Lógico que podemos pensar outras combinações, mas essas já são suficientes para o que quero dizer... 

Continuar lendo ...

MUNDO INSANO... E A CIÊNCIA

26/07/2021 por Gilson Volpato

A ira entre pessoas é tão insana, que chegam a mentir sobre os que odeiam, a deturpar fatos notórios… se convencem de que possuem a verdade da situação, se consideram messias de uma população ou de toda a humanidade!

Uma das causas do fanatismo e dogmatismo é a crença de possuir a verdade! Isso decorre de falta de crítica e autoconfiança exageradas. Acredito que a instabilidade com o desconhecido seja outra variável desse sistema... 

Continuar lendo ...

QUE METODOLOGIA É ESSA?

24/07/2021 por Gilson Volpato

O ensino de Metodologia Científica (MC) deveria ser matéria obrigatória no ensino superior. Porém, antes disso, deve ser profundamente modificado, inclusive com oferta de aperfeiçoamentos a professores dessa matéria. A MC deve ensinar o raciocínio científico, estrutura cognitiva fundamental a esses profissionais, venham ou não a se engajar na vida acadêmica científica... 

Continuar lendo ...

ATENÇÃO, CUIDADO COM A PALAVRA

16/07/2021 por Gilson Volpato

Sabiam que a palavra importante não é tão importante assim? Pois é!

Muitos já devem ter visto argumentações em que a premissa mais forte é dizer que algo é importante. O que significa dizer que algo é importante? Não significa nada! Afinal, a palavra importante não tem força para tornar qualquer coisa importante. Se ela tivesse essa força, bastaria dizer “eu sou importante”; pronto, virei uma pessoa importante. Sabemos que não é isso, obviamente.

Muitos já devem ter visto argumentações em que a premissa mais forte é dizer que algo é importante. O que significa dizer que algo é importante? Não significa nada! Afinal, a palavra importante não tem força para tornar qualquer coisa importante. Se ela tivesse essa força, bastaria dizer “eu sou importante”; pronto, virei uma pessoa importante. Sabemos que não é isso, obviamente... 

Continuar lendo ...

PROPOSTAS PARA DEFESA DE TESE

09/07/2021 por Gilson Volpato

Neste artigo trato da Pós-graduação stricto sensu (PG), considerando que sua principal preocupação seja a formação de cientistas. Mais ainda, como é cuidada pela CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior, o foco deve mesmo ser na formação de pessoas e não na produção de ciência (tal produção, embora ocorra, deve ser mais meio do que fim). A produção de ciência caberia, mais especificamente, ao CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Embora a integração entre esses dois órgãos seja óbvia, o foco do doutorado na formação do cientista é responsabilidade da CAPES.

Embora essa PG possua vários elementos, tratarei mais especificamente da defesa de tese (DT), que é exatamente o ponto final para receber o título de Doutor. Como ponto avaliador final, a DT tem efeito estruturador em todo o sistema da PG. Afinal, na prática tudo converge para a DT, queiramos ou não... 

Continuar lendo ...