Este é o relato de um SONHO...
O Instituto GilsonVolpato de Educação Científica, IGVEC, é uma plataforma que oferece aos usuários Centros de Apoio para aprimoramento da mentalidade científica, com meta de inserção desde o Ensino Superior até a Pré-escola. Foi criado em 27/08/2017 pelos seus fundadores, Gilson Luiz Volpato, Biólogo pela UNESP de Botucatu/SP, Professor aposentado do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências de Botucatu, UNESP, e Paulo Eduardo de Souza, formado em Medicina Humana pela Faculdade de Medicina de Botucatu/SP, UNESP, Especialista em Oncologia e Hematologia, e com Gestão Empresarial pela FGV. São pessoas amantes da ciência e do pensamento planejado, crítico, ousado e criativo. A intenção última do IGVEC é dar ferramentas para se entender o pensamento científico, base primária necessária a qualquer pessoa, esteja aonde estiver. Acreditamos que qualquer profissional será um melhor profissional se estiver embuído de uma mentalidade científica.
Dentro desse desejo, a plataforma do IGVEC reflete o desejo de dar aos acadêmicos a oportunidade de um aprendizado diferenciado nas esferas da academia científica. Mais que isso, nasce da percepção que essa mentalidade é fundamental para qualquer cidadão, dentro ou fora da Ciência. Iniciamos pelo lado da academia, por dois motivos principais:
1) pela vontade em fazer algo para aprimorar nossa academia científica, reconhecendo suas falhas e dificuldade do sistema oficial de pós-graduação em suprir certas lacunas, bem como a importância que a ciência exerce e pode exercer dentro de qualquer sociedade;
2) pela maior experiência que temos nesse setor acadêmico.
Nossa ideia inicial era criar um grande curso para formação de cientistas. Porém, mesmo com convite da Reitoria da UNESP para centrar tal empreitada na UNESP, com apoio de todo o setor de comunicação dessa universidade, a aproximação da aposentadoria do prof. Gilson Volpato e a percepção de que instabilidades políticas universitárias poderiam comprometer abruptamente um sonho que se pretende durar muito, a opção foi partir para uma iniciativa externa à academia, embora bastante voltada para ela.
A ideia de se montar algo dependente do sistema acadêmico foi logo descartada, pois seria difícil alimentar ideias diferentes e ousadas por meio de financiamentos e apoios do próprio setor (sistema acadêmico oficial) que precisa ser revisto. Tememos a falta de liberdade. Não que não houvessem possibilidades em alguns setores, mas o sistema correria o risco de ficar travado em momentos cruciais.
A segunda alternativa pensada foi a de criar um sistema sustentado por doações. Também não nos pareceu sustentável, pois pelo tamanho que se precisa chegar, ficaríamos com um sistema muito tênue para uma atividade que precisa de sustentação forte para arriscar mais. Também abandonamos esta ideia.
Finalmente, vimos que a melhor alternativa seria contar com o apoio profissional dos interessados. Partimos, então, para uma iniciativa privada, desgarrada da centralização em apoios financeiros do sistema oficial de ensino. Nosso maior apoiador seriam as pessoas que acreditassem neste sonho e se propusessem a frequentá-lo. Achamos justo: se o produto for bom, teremos mais incentivos. Se não for assim entendido, teremos, pela própria incompetência, reduzido ou fechada nossas possibilidades. Assim, abraçamos esta causa e luta para construir algo de qualidade de conteúdo, algo ímpar no Brasil e no mundo, diferiando-se principalmente por conteúdos ousados, inovadores, condizentes com a Ciência de alta qualidade. Estávamos cientes de que nosso público poderia ser muito seleto, restrito, mas ele seria formado para se tornar multiplicador daquilo que aqui pudesse aprender. Não apenas o uso para si próprio, mas para a coletividade possível.
E assim nasce o IGVEC, um sonho que a cada dia tem se mostrado acertado. Isso porque há pessoas que conseguem perceber e apostar nesta proposta, às quais somos e seremos eternamente gratos. Nossa multiplicação fará, um dia, a diferença para a ciência nacional... esse é nosso desejo e maior esperança.
Conheça um pouquinho mais do IGVEC através do video introdutório.
Ir para o IGVEC