Writing Center

O Writing Center do IGVEC lhe oferece: Acompanhamento em seus estudos, respondendo às suas perguntas sempre que necessário. Use nosso ASK-US e usufrua também de outras perguntas e respostas arquivadas. Conceitos básicos de metodologia aplicáveis à redação científica. Bases teóricas que guiam o pensamento do cientista durante a confecção da pesquisa e da redação científica. Um grande setor onde lhe dizemos como reestruturar seu artigo... passo a passo! Complete tirando dúvidas pelo ASK-US. Sistema de avaliação em cada etapa dos estudos, para melhor perceber sua evolução.

Descrição

Writing Center tem toda sua estrutura para dar aos nossos assinantes condições de entenderem a redação científica como meio de debate entre cientistas. Cada artigo deve possuir, no mínimo, uma ideia cientificamente nova e de interesse para a ciência em nível internacional. Lembre-se que é o conhecimento científico que servirá como matéria-prima para a Tecnologia e a Educação. É dessa forma que vem a mais abrangente contribuição social da ciência.

Nele nosso objetivo é que você entenda com fundamentações sólidas o que colocar em cada setor do artigo, entendendo a razão por detrás de cada escolha. Somente assim, terá condições de fazer ajustes ou inovações no artigo, de forma a se ajustar a variações formais entre revistas sem prejudicar o seu trabalho.

No Writing Center você estuda e sugerimos fortemente que siga os caminhos indicados, do início ao final, sem pular etapas. Lembre-se que o texto científico é como uma rede com informações muito bem conectadas entre si. Nada deve sobrar (informações desnecessárias) e nada deve faltar (informações necessárias). Esse texto coeso e forte é o que produzimos para conversarmos com outros cientistas.

Obviamente, o conteúdo do Writing Center deve ser válido também para TCCs científicos e Teses de PPG stricto sensu. Afinal, assinantes do Writing Center do IGVEC desejam aprender certo em tais trabalhos para facilitar o prosseguimento no meio científico por meio das publicações de artigos.

Escolha o melhor plano para você e venha fazer parte do Writing Center
Ainda em dúvida?

Veja alguns tópicos que podem lhe ajudar.

Se você não sabe escrever um artigo científico e está desesperado porque o prazo está em cima da hora para resolver isso, muito possivelmente você não é o perfil adequado para o Writing Center do IGVEC. Aqui é um ambiente de estudo, para formar cientistas que consigam dominar a Arte da Redação Científica. Ela não segue regrinhas, mas profundo pensamento científico. Não há vícios de áreas, pois tais vícios geralmente são equívocos de áreas. Nossa abordagem é transversal entre as áreas, pois tratamos da lógica da redação, seguindo o Método Lógico de Redação Científica criado pelo prof. Gilson Volpato já no início deste século.

 

O aprendizado da redação científica não é tão simples quanto possa parecer. Não se trata de aprender regras para seguir automaticamente. É muito diferente disso. Nosso assinante deverá ter a compreensão de que não aprenderá rapidamente... exigirá estudo, releitura do que já assistiu... mais estudos, tira-dúvidas, prática. Não queremos desanimá-lo, mas não podemos lhe passar uma falsa impressão. Ninguém começa a publicar em revistas de bom nível internacional assistindo a um único curso de redação científica. Eles ajudam, mas proporcionalmente ao preparo teórico-científico do autor.

Lembre-se que a redação científica que tratamos aqui foca nas revistas internacionais. Fique tranquilo que as explicações são todas em português. Queremos que você entenda os conceitos e saiba usá-los para melhorar seus textos.

As revistas internacionais são aquelas que seguem os 3 critérios abaixo. 

 

a) Publica artigos de vários países (dezenas de países), por submissão espontânea.

b) Os artigos da revista são citados por autores de vários países (algumas dezenas de países) [medido, por ex., pelo índice de internacionalização, de Kosmulski (2010)].

c) Cientistas internacionalmente proeminentes da especialidade publicam espontaneamente na revista.

 

Alcançar tais revistas requer pensar como cientistas. A redação é simplesmente a expressão desse pensamento pela escrita. Precisamos usar em nossa escrita meios que os cientistas usam para argumentar, evidências cientificamente aceitas, estratégias metodológicas rigorosas, e conhecimento atualizado sobre o que estão debatendo na literatura e que possa ser conectado com o nosso estudo.

Como podemos demonstrar aos demais cientistas a validade de nossas conclusões (o que é feito na Discussão do trabalho), se não conhecermos as bases lógicas e metodológicas que os cientistas se baseiam? Enfim, assuma que, ao escrever um artigo científico, você estará dialogando com outros cientistas num cenário internacional (não existe a tal ciência nacional ou regional). Fazer pesquisa não é o mesmo que fazer ciência. Por isso, a grande dificuldade das pessoas para redigirem textos científicos sólidos e interessantes para periódicos de boa qualidade internacional. Revistas de bom nível publicam ciência e não pesquisa. Todo o conteúdo do texto passa por essa percepção. Se sua pesquisa é boa, que ciência consegue extrair disso para trazer uma melhora na rede internacional de conhecimento científico chamada Ciência.

Para tal perfil, precisará, no mínimo, conhecer bases de metodologia científica, de filosofia da ciência e de lógica. Esses pressupostos nutrem os leitores para dialogar com bom nível científico.

Dentro do Writing Center do IGVEC você terá alguns resumos sobre essas bases. É evidente que são portas que lhe abriremos e servirá para entender bem as explicações sobre a redação científica, desde os motivos da publicação até a estrutruação interna do texto e a escrita propriamente dita.

  

Referência:

Kosmulski M. Hirsch-type index of international recognition. Journal of Informetrics 4(3) 351-7, 2010. [DOI https://doi.org/10.1016/j.joi.2010.02.004]

.

Ótimo que chegou até aqui! Parece dos nossos!

 

Dentro do Writing Center, você tem mais de 200 conteúdos distribuídos em 6 SETORES: Esses setores são divididos num total de 43 tópicos e 122 temas. Dentro dos temas, você encontrará 210 conteúdos que são aulas, na maioria em vídeo, algumas em áudio e suportes em PDF.

 

 

Além disso, tem um sistema de avaliação dividido em Tópicos (nos 43 tópicos) e que  lhe permite avançar nos resultados conforme mais aprende. Ele não lhe dá gabarito, mas apenas seu desempenho. A forma para melhorar o desempenho é aprender mais. Você não é impedido de ir para etapas posteriores, caso não faça ou não obtenha bom desempenho nestas avaliações. Porém, recomendamos fortemente que não vá para outro tópico enquanto não obtiver bons desempenho nessas avaliações. Afinal, o estudo da redação científica é feito dentro de um sistema lógico de informações, conectadas por meio de ligações hierárquicas que não permitem o aprendizado mais profundo quando as bases anteriores são desconhecidas. Esse é o desafio... esse é o esclarecimento sincero, sem engana-lo(a).

 

Em cada aula, você tem um link para nos enviar dúvidas que lhe tenham aparecido... respondemos geralmente em áudio, em cerca de 0 a 4 dias, mas normalmente nas primeiras 48 h. Com essas respostas, você tem suporte contínuo (ASK-US) do prof. Gilson Volpato ou de alguém selecionado por ele. Fique tranquilo, garantimos a qualidade do nosso diferencial, o conteúdo!

O Writing Center tem toda sua estrutura para dar aos nossos assinantes condições de entenderem a redação científica como meio de debate entre cientistas. Cada artigo deve possuir, no mínimo, uma ideia cientificamente nova e de interesse para a ciência em nível internacional. Lembre-se que é o conhecimento científico que servirá como matéria-prima para a Tecnologia e a Educação. É dessa forma que vem a mais abrangente contribuição social da ciência.

Nele nosso objetivo é que você entenda com fundamentações sólidas o que colocar em cada setor do artigo, entendendo a razão por detrás de cada escolha. Somente assim, terá condições de fazer ajustes ou inovações no artigo, de forma a se ajustar a variações formais entre revistas sem prejudicar o seu trabalho.

No Writing Center você estuda e sugerimos fortemente que siga os caminhos indicados, do início ao final, sem pular etapas. Lembre-se que o texto científico é como uma rede com informações muito bem conectadas entre si. Nada deve sobrar (informações desnecessárias) e nada deve faltar (informações necessárias). Esse texto coeso e forte é o que produzimos para conversarmos com outros cientistas.

Temos aulas mais longas e mais curtas. Admitimos que nossos assinantes têm postura para desejarem conhecimento mais profundo, sem quererem apenas dicas superficiais. Se há dicas, serão fornecidas com o respectivo embasamento teórico. O IGVEC é uma plataforma educacional. Portanto, queremos formá-lo, pois este não é um local para “quebrar galhos”, mas para apoiar você de forma mais sustentável.

Entendemos que boa parte do que ensinamos aqui você não encontrará facilmente. Trata-se de uma leitura da redação científica construída ao longo de mais de 35 anos dentro da academia científica. Ela conecta cientistas. Segundo recomendação da própria revista Nature, escrevemos para cientistas de nossas especialidades, mas também para aqueles de áreas mais distantes. Conectar tal público é uma Arte que esperamos lhe apresentar com profundidade. Após aprendê-las, terá uma liberdade muito grande para gerar artigos com boa qualidade de expressão, o qual não transformará sua pesquisa, pois não resolverá falhas de pesquisa por meio da escrita. Porém, valorizará honestamente a qualidade dos seus estudos, tanto por melhorar o nível da publicação que pretende quanto por melhorar a comunicação por meio de seu artigo.

Obviamente, o conteúdo do Writing Center deve ser válido também para TCCs científicos e Teses de PPG stricto sensu. Afinal, assinantes do Writing Center do IGVEC desejam aprender certo em tais trabalhos para facilitar o prosseguimento no meio científico por meio das publicações de artigos.

O Writing Center é composto de aulas organizadas nos 6 Setores abaixo. As aulas são geralmente em vídeos, algumas em áudio e também apoios em PDF. É minsitrada por 3 professores, sendo a maioria pelo prof. Gilson Volpato e as demais por dois de nossos colaboradores. Além disso, você tem locais para avaliar sua evolução de aprendizado e local (ASK-US) para nos apresentar suas dúvidas ou até mesmo sugestões sobre os conteúdos assistidos, de forma que possamos lhe ajuda no entendimento. Tais perguntas/sugestões e respostas ficam disponíveis a todos os outros assinantes do Writing Center, porém sem identificação dos usuários.

Um pressuposto do Writing Center é que a redação científica é a expressão escrita feita por cientistas para dialogarem com outros cientistas, sejam da mesma especialidade ou de especilidades correlatas, até mesmo bem mais distantes dentro da área. Assim, conhecer o pensamento científico e processos metodológicos da ciência (não técnicas especializadas) é condição imperativa para se redigir o texto científico. Para os mais iniciantes, pressuõe-se que estejam amparado por orientadores, sendo o Writing Center do IGVEC uma plataforma para ambos.  

 

SETORES DO WRITING CENTER    

  • Bases Metodológicas

  • Bases sobre Publicação

  • Bases Comunicacionais

  • Construção da História

  • Preparativos para a Redação

  • Escreva seu Texto Conosco

O Writing Center tem seus 6 Setores, que se desdobram em Tópicos, depois em Temas e, finalmente, chegamos nos Conteúdos (aulas ou materiais anexos). Você deve inicialmente olhar o Manual do WtC, que lhe explicará como agir nele. Depois, revise algumas bases de ciência no Setor Bases Metodológicas. Lá estão conceitos que serão usados em aulas posteriores, sem serem explicados novamente. Caso já os conheça, apenas siga em frente.

Poderá ser um grande erro querer iniciar os estudo a partir do Setor 6. Isso, no entanto, poderá ser possível caso você já conheça bem as bases teóricas esperadas para o estudo nesse Setor. Uma forma de saber o que conhece em cada Setor é fazer as avaliações de cada Tópico. Não avance se não tiver cumprido um alto percentual de acertos em cada Tópico. Quanto mais lacunas tiver nas bases, maior dificuldade terá para entender o Setor 6 e, principalmente, transformar em escrita condizente os conceitos aprendidos anteriormente.

Lembre-se que, junto de você, tem o ASK-US, que lhe dá chance de perguntar sobre suas dúvidas. Não as ignore ou as deixe para depois. Este é um diferencial do IGVEC e nos desdobraremos para atendê-los. Veja as questões já feitas e já respondidas. Mais recentemente, as questões estão sendo respondidas principalmente em áudio. Não perca esse material que lhe ajudará a avançar além das aulas já gravadas no Writing Center. E perceba que temos também upgrades em cada parte do Writing Center... fique de olho!

Agradecemos seu interesse na proposta IGVEC.

Entre em contato em caso de dúvidas.

 

E-mail - contato@igvec.com

Fone - 55-14- 991427897 (2a. a 6a., das 08:00 às 17:00).

Nossos planos

Escolha o melhor plano para você e venha fazer parte do Writing Center

Mensal
R$ 49,90

Mensal

  • Plano Padrão
  • Débito Recorrente
  • Débito automático no
    cartão de crédito
  • Cancele a mensalidade
    quando quiser
Semestral
R$ 229,00

Semestral

  • Economize até R$ 80,85
  • Renovação não é automática
  • Cartão (5x sem juros) / Boleto (economize R$ 70,40)
  • Depósito Bancário (economize R$ 80,85)
Anual
R$ 412,20

Anual

  • Economize até R$ 207,21
  • Renovação não é automática
  • Cartão (5x sem juros) / Boleto (economize R$ 186,60)
  • Depósito Bancário (economize R$ 207,21)

Ainda em dúvida? Experimente GRÁTIS por 1 hora contínua. Não solicitamos o seu cartão de crédito. Acesse aqui para conectar em nossa sala e ganhar sua Cortesia, você pode solicitar no menu Planos IGVEC!