Aprenda Redação Científica
Tudo que nós sabemos sobre a arte da redação científica está aqui. Explicamos cada parte do processo, desde de porquê, como e onde publicar, até a construção do texto.
O ADM Center é um local para você conviver com conteúdos sobre o processo de organização pessoal na vida universitária. Evidentemente, muitos dos aspectos aqui abordados servem também para outros profissionais.
O ADM Center concentra conteúdos resultantes de experiências de décadas vividas por profissionais da Academia envolvidos com Ciência e Educação. Os conteúdos visam lhe trazer sugestões, dicas e reflexões informais que podem ajudar a transformar suas habilidades profissionais mais específicas em efetivações reais e competentes em seu trabalho. Infelizmente, muitas pessoas do meio educacional e científico não conseguem se livrar do sistema altamente burocrático e complexo em que estão imersas, assim dificultando que façam jus às suas reais capacidades profissionais e pessoais. Nossa leitura sobre esse problema nos fez construir o ADM Center. Não é um ambiente acadêmico sobre Administração, mas um ambiente sobre a vida acadêmica.
Este Centro de administração foca na organização para melhor desempenho das atividades, sempre com um pano de fundo mais profundo sobre a Ética e as Boas Práticas da ação profissional, da forma como a mentalidade científica preconiza.
Nosso ADM Center é construído em formato de PODCAST, com as informações transferidas quase que exclusivamente em áudio-aulas. Isso lhe dá maior versatilidade sobre os horários e condições em que pode usufruir desses conteúdos; por ex., seja no trânsito, enquanto faz sua caminhada ou aprecia outras situações em que visualizações de vídeos seriam inconvenientes. Pode inclusive, apreciar um museu ou imagens em livros, na internet ou mesmo na natureza, enquanto usufrui dos conteúdos sonoros do ADM Center.
13
setores
26
tópicos
55
temas
+300
aulas em áudios
Uma visão panorâmica sobre motivadores, objetivos e estrutura do ADM Center.
As razões da administração extrapolam, em muito, os esforços voltados ao crescimento individual. Aqui falamos de responsabilidade social, coerência, ética e outros aspectos.
Toda ação merece reflexão para avaliação. E avaliar depende dos referenciais. Aqui falamos sobre eficiência e tomada de decisão numa análise sobre os referenciais que escolhemos.
Improvisação é uma das consequências nefastas da falta de planejamento. Planejar-se é ter maior chance de menos problemas no futuro, nem que seja já para o dia seguinte. Conquistar o sonho na carreira depende de sua capacidade profissional, mas necessariamente também da forma como planeja essa conquista, pois são atributos interdependentes no crescimento profissional.
Organização envolve compromissos, os quais dependem de honestidade para serem guias necessários para você mesmo. Lidamos com a confrontação entre sonho e realidade, seus desejos, a dificuldade em “dizer não”, a vontade de “fazer direito”, a responsabilidade, as limitações e priorização de atividades.
Se o relógio corre igual para todos, por que alguns têm mais tempo? Como melhorar isso?
Se você interage com seus meios físico e digital, verifique se está confortável neles. Não há padrão geral, mas conhecer o seu padrão e usa-lo a seu favor ajuda muito.
A espécie humana é uma das poucas que distingue o “eu” do “outro”. E essa percepção é fundamental para interagir com pessoas. Falaremos sobre liderança, relações complicadas, reuniões, superiores hierárquicos, motivação da equipe e a arte de delegar. Um bom tempero para a vida social no trabalho.
Se deseja estudar na universidade, sabe como escolher qual ramo seguir? Essa escolha poderá mudar sua interação com o trabalho pelo resto de sua vida profissional. Vamos refletir sobre isso?
O que esperar e usufruir de um curso de graduação? Como se portar e o que exigir? Ser aluno é tão complexo quanto ser professor. Vamos olhar ambos os lados para que cada um consiga melhor compreensão e aproveitamento desse sistema.
Aos que seguem pela pós-graduação sensu stricto, é necessário conhecer o que se pode, o que se deve e o que não se pode esperar dela. Sua formação não pode estar plenamente nas mãos desse nível de escolaridade, mas certamente ele pode ser um ótimo ambiente para você se desenvolver. Dependerá de como se administra nesse meio. Refletiremos sobre o pós-graduando, o orientador, as avaliações de qualificação e defesas de dissertação/tese, bem como da administração das publicações e das linhas de pesquisa.
Você prestou um concurso para emprego na área acadêmica. Você merecidamente conseguiu aprovação. Parabéns! Porém, isso não significa que atingiu seu fim... a história apenas começou. O ambiente nem sempre é favorável. Cabe a você se sair bem, de forma digna, honesta e ética. E se você é cientista e foi contratado fora da academia, qual é o seu diferencial? Em que o convívio na academia ajuda ou atrapalha esse jornada? Vamos conversar sobre isso?
Neste setor você encontrará reflexões e sugestões de profissionais diretamente envolvidos com a questão administrativa em seus respectivos setores. Inclusão de outros profissionais serão colocadas esporadicamente. Igualmente aos demais blocos, são falas informais no sentido de lhe trazer experiências e questões para sua reflexão. Pela natureza deste Setor, não há possibilidade de que sejam feitas perguntas para que esses profissionais respondam.
Esse é seu botão da orientação. Sempre que tiver alguma dúvida sobre o tema de uma aula, ele estará lá para que você possa nos perguntar e nossa equipe refletirá e procurará lhe dar alguma direção razoável. Além disso, terá chance de saborear dúvidas e respostas dadas a outros usuários do ADM Center.
Entrei para o Clube Ciência buscando suprir a falta de um ambiente de aprendizagem de Ciência e de boas práticas em pesquisa que estava sentindo na pós-graduação. A experiência que o Clube Ciência vem me proporcionando é transformadora! Aqui é possível aprender a mentalidade científica com quem realmente sabe do assunto e se importa com ele. Não me sinto sozinha para fazer o que é certo ao invés do que é vantajoso individualmente o que, infelizmente, é tão comum no meio acadêmico. O IGVEC oferece, de longe, o melhor ambiente de aprendizagem para aqueles que querem ser cientistas. Parabéns ao Professor Gilson Volpato e equipe pela iniciativa!
Lara Maria Herrera Drugowick
Graduação em Odontologia, Mestrado e Doutorado em Odontologia Legal; Distinção de Educadora IGVEC.
Você quer protocolos para conseguir publicar seu manuscrito em revistas de alto nível? Quer uma formula mágica para compreender o que é ciência? Um passo a passo para se tornar um grande cientista? Afirmo imperativamente que o IGVEC NÃO É O LOCAL! Não para protocolos e formulas para a ciência, pois, aqui não trabalhamos com receitas de bolo ou discussões efêmeras. No IGVEC você aprenderá desde as bases filosóficas da ciência à publicação. Aqui você terá espaço para sua criatividade e imaginação; desenvolverá o seu senso crítico; poderá discutir sobre suas dúvidas em vários ambientes, desde o Clube Ciência ao Writing Center; e aprenderá a partir dos detalhes, mas compreenderá as essências da ciência. E tudo isso acompanhado da lógica do pensamento científico!
Lucas Cezar Felinto-Rosa
Graduado em Psicologia (UNICSUL) e Mestrando em História da Ciência (PUC-SP) ; Psicólogo responsável pelo Laboratório de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul – Unidade Avenida Paulista (SP – Capital); Distinção de Educador IGVEC.
Todo o conteúdo do IGVEC é de extrema qualidade. Os conteúdos, tanto do Clube Ciência quanto do Writing Center, vêm me ajudando muito na forma de conceber um texto científico de qualidade. Recomendo fortemente para todos que desejam aprimorar a mentalidade e redação científica. Parabenizo o Professor Gilson e toda equipe pelo ótimo trabalho.
Prof. Ms. Edriano Campana
Docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e da Faculdade do Interior Paulista (FIP); Doutorando do Programa em Mídia e Tecnologia da Unesp/Bauru; Distinção de Educador IGVEC.
Iniciativa fantástica. Com o Clube Ciência não ficamos reféns do “achismo” de acadêmicos e profissionais e seus respectivos vieses de área. É uma plataforma que permite atualização e reflexão constante, de forma fácil e acessível. É um ambiente que fomenta a interação de seus associados, onde podemos tirar dúvidas e aprender com as dúvidas dos colegas. Ao explorar todas as ferramentas da plataforma é possível ter insights que nem sempre estão tão “lapidados” nas obras do próprio professor Gilson Volpato.
Prof. Dr. Lucas Rios do Amaral
Professor da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP e membro do corpo docente do Programa Integrado de Pós-Graduação em Bioenergia
Como linguista-cientista, estudiosa da comunicação humana, o igvec tem sido um recurso primoroso para a construção da minha mentalidade científica internacional. O método lógico do Prof. Volpato me orienta a pensar a pesquisa científica, não só no desenvolvimento de minhas ideias, mas também na redação de meus trabalhos acadêmicos em consonância com os padrões de qualidade internacionais. Como educadora de cientistas em formação, todo o conteúdo e ferramentas do Clube Ciência e do Writing Center têm sido fonte de inspiração e material de trabalho para promover uma comunicação científica eficaz, não só com lógica, mas com criatividade.
Profa. Dra. Rosana Ferrareto
Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus São João da Boa Vista; Pesquisadora visitante em Estágio Pós-Doutoral no Departamento de Ciências Cognitivas na Case Western Reserve University, em Cleveland/OH-EUA
Fazem muitos anos que convivo com o Prof. Volpato e que trabalho na “lógica” do seu Método Lógico. Posso afirmar que desde que fui apresentado ao método, minha capacidade de pensar ciência aumentou muito e, por consequência, de redigir o que gero com a ciência que eu faço. Durante meus oito anos como Vice-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, procurei apresentar o método e o pensamento científico aos docentes e discentes de minha Universidade. Foram mais de 10 cursos propiciados ao longo da gestão e, hoje, podemos claramente avaliar o impacto positivo que trouxeram para a ciência desenvolvida dentro da universidade e para a forma de divulgação da mesmo. De fato, o IGVEC atua na base e na raiz do problema, Não se propõe a rápidas soluções paliativas e sim em promover toda uma formação científica que proporcione uma evolução na redação científica como uma consequência e uma construção natural! Fico extremamente feliz em dar esse depoimento e atestar a revolução que o Prof. Volpato vem promovendo há vários anos, agora encorpada com a criação do IGVEC! E vem muito mais pela frente! Vida longa ao IGVEC!
Dr. Leonardo José Gil Barcellos
Prof. e Ex-Vice-Reitor da Universidade de Passo Fundo, RS; Editor Associado da Scientific Reports, grupo Nature